14 fevereiro 2016

RESENHA: O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia - Capa do livro
O Mundo de Sofia é um livro que foi escrito por Jostein Gaarder. Este livro contém a história da filosofia contada em resumo por um professor de filosofia chamado Alberto Knox para uma garotinha chamada Sofia Amundsen. Sofia e Alberto mergulharão na história da filosofia buscando refletir nas questões que dão a essência da filosofia como “De onde vem o mundo?”; “Quem é você e quem sou eu?”“Por que nós temos vida e consciência disto?”. Estas questões, assim como muitas outras, irão dar o ponto de partida para a pesquisa filosófica de Sofia, buscando entender as problematizações que outros pensadores de épocas muito mais distantes estavam lidando.

Os capítulos iniciais do livro darão uma abordagem geral sobre a personagem Sofia e a realidade que ela vive e também fará uma introdução sobre o estudo da filosofia. Todo o curso inicial de filosofia é feito por correspondência através de cartas e cartões postais que possuem instruções de estudo e questões filosóficas que serão abordadas no curso. Os cartões postais são escritos do Líbano pelo major, este que aparentemente controla o mundo de Sofia, para sua filha chamada Hilde Møller Knag, sendo ela a persona chave e a razão do curso de filosofia. Ao desenvolver do curso serão abordados vários pensadores importantes da filosofia de todas as épocas como os gregos Sócrates, Platão, Demócrito, Aristóteles, filósofos da Idade Média como Descartes, Espinosa, Hume, Locke, pensadores do Illuminismo e Romantismo como Kant, Hegel, Kierkegaard e pensadores modernos como Marx, Darwin e Freud. Para cada autor citado anteriormente foi dedicado um capítulo de estudo exclusivo para abordar as problemáticas que estes pensadores deparavam em sua época, que se analisados veremos questões presentes até esta contemporaneidade, assim dando uma visão mais reflexiva ao leitor sobre O Mundo de Sofia e sobre seu próprio mundo.
Sofia ao estudar filosofia e se deparar com questões filosóficas passa a enxergar todas suas atividades cotidianas de outra forma. Em vários momentos Sofia discorda da maneira de alguns pensadores, mostrando ter personalidade forte e criativa, sempre a favor de práticas e valores que valorizem a intelectualidade feminina. Nessa aventura de conhecimento filosófico, muitos personagens de desenhos animados e outros históricos aparecem na história, sempre relacionados de alguma forma com o conhecimento e prática filosófica que se estuda no capítulo, tornando assim o livro acessível a qualquer idade. Apesar de ser um livro com mais de quinhentas páginas, é um livro envolvente por ensinar filosofia de uma forma divertida e por conter uma história que você desejará saber como Sofia e Alberto resolveram o problema filosófico do livro, sendo possível imaginar a conclusão da história como algo que possa ser real, ou seja, cria-se a expectativa de Sofia e Alberto estarem em nosso mundo!
Com toda certeza O Mundo de Sofia é um livro indispensável para quem quer ter um primeiro contato com a filosofia de forma divertida e tranquila, fazendo uma abordagem geral sobre os maiores filósofos da história. Difícil você ler sem não entrar na história e não viver as aventuras de Sofia de forma relacionada a própria realidade.

GAARDER, J., O mundo de Sofia: romance da história da filosofia; tradução do norueguês Leonardo Pinto Silva, 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.