A ideia que mais se prega é: somos todos iguais.
Mas, algo que deve estar claro é: em relação a que somos iguais?
A igualdade é um recurso da matemática que usamos para resolver operações, assim, temos um olhar diferente sobre um dado problema. Por exemplo, eu sei que um chocolate mais um chocolate significa que eu tenho dois chocolates. Ou seja, em termos de QUANTIDADE, significa que ter um chocolate em cada mão ou ter ambos na mesma mão, ainda sim, significa que eles são iguais, em termos quantitativos. Mas, esses chocolates são iguais? Sim, em sua denominação eles são iguais. De qualquer modo, são chocolates. Mas se eu disser que um chocolate é branco e o outro é preto, ainda sim poderia dizer que são iguais? Sim, eu posso! Pois, são chocolates. Isso significa que ambos tem o mesmo sabor? Bom, a não ser que você tenha alguma diferença gustativa em relação a maioria das pessoas, ambos não tem o mesmo sabor, pois são fabricados e constituídos por elementos diferentes e por processos diferentes, o que implica em um produto diferente. Então posso dizer que estes dois chocolates são iguais nos seguintes aspectos:
- Em termos matemáticos, levando em consideração a soma (1 + 1 = 2 ou 2 = 1 + 1);
- A definição de ambos é a mesma, em sua essência são chocolates;
- Até então, possuem o mesmo substantivo, podendo se referir a um ou a outro pelo mesmo nome;
É claro que o que foi mencionado acima é um caso a parte de toda a natureza, mas, falando em natureza, o que realmente se encontra de igual em toda a natureza? Digo, sem querer falar que as onças são iguais porque são onças, pois é a mesma coisa do chocolate. Veja, a igualdade de elementos na matemática é expressa assim:
x = y, da mesma forma que y = x (x é igual a y, da mesma forma que y é igual a x).
A igualdade é um recurso estritamente INTELECTIVO, apenas encontrado presente em resolução de problemas, no papel, na fala.
Então, entre os dois chocolates, há as seguintes diferenças (considerando apenas os dados de um ser chocolate preto e outro ser chocolate branco):
- A característica de coloração é diferente;
- Seu sabor é diferente;
- A composição de seus elementos que o faz ser chocolate são diferentes.