06 abril 2016

Só porque conhece já pode considerar amigo

Marketing nojento este de mandar convite para seus 1000 amigos sem ao menos aplicar um filtro para selecionar aqueles que tem interesses comuns aos seus em relação ao conteúdo que está compartilhando.
Tipo, seleciona todos, clica e enviar e foda-se. Nem perguntou como é que estou. Nem sabe se aquele conteúdo me ofende. E se digo que ofende ele poderá dizer "foda-se você, é só ignorar" e blá blá blá.
Para perguntar como é que tá, convidar para o churrasco, para as festas de aniversários, para as baladas, para os casamentos, para um encontro no parque, para se distrair de qualquer forma, NUNCA NÉ? Agora para divulgar sua página de serviços, seus produtos, suas festas que quer que seja badalada, para lhe dar moedas em jogos online do Facebook, para te ajudar como referência em algum serviço e te dar descontos que só VOCÊ aproveitará, nossa, a todo momento aparece suas solicitações.
Pois é só isso mesmo, solicitação. Você só solicita que lhe ajude com algo, mas e me ajudar? Precisamos pedir ajuda para que alguém vendo você até com a cabeça abaixo d'água precisa pedir ajuda?
Ah, mas para curtir suas fotos que mostram sua vida maravilhosa, seu lindo emprego, sua família linda e saudável, curtir e compartilhar para isto sou útil, não? Para lhe dar apoio em seus pensamentos Facebookianos, para lhe dar feliz aniversário quando aparece sua notificação, para responder as enquetes para apoiar algum pseudo amigo seu, NOSSA, a glória né?

Nem cutucar-me em todo nosso tempo de amizade Facebookiana tu fez, nem ter mandado "oi" ou mesmo um "bom dia", ou ter curtido qualquer coisa que tenha em minha linha do tempo, ou compartilhado, ou simplesmente dado sua opinião sobre aquilo com algum comentário, nem mesmo que seja "_|_". Poise, mas como disseminador de seu conteúdo, apoiador marketeiro de suas ideias, você lembra de mim. Oh! Desculpe. Na verdade você não lembra, você só clica na caixa de seleção "Todos" e envia o convite, fazendo-me imaginar, ser solitário que sou, que neste momento tu tinhas se lembrado de minha pessoa, mas raciocinando um pouco melhor eu me dou conta que não.

O pior mesmo de tudo isso é saber que pessoas pensam o mesmo de mim, e cheios de razão, porque isto a psicologia denomina como consciência coletiva, não é? Estamos seguindo esta cultura pop, cheio de maravilhas como ela é. Celulares, notebooks e carros mais modernos, tablets, cinema 3D e mais uma caralhada de coisas práticas úteis para nosso lazer.

Parece que as pessoas se transformaram nas mesmas coisas que elas criaram: objetos! Todas tem uma utilidade e um fim prática, fora disso as emoções não contam, a não ser, é claro, se tenha uma plano futuro com tal que esta emoção impossibilite tal ação, mas em todo caso ainda sim é uma matemática de valores de interesses práticos, sem o feeling.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se na corda da liberdade (Antônio Abujamra)