29 setembro 2016

Free and Wild

I have an Ideia!

I need a time to think in my life,
To think in who I am,
To know what I really want,
Because it's a purpose of the life.

We need to improve ourself,
We need to live how We really are,
And expand the positive energies.

I'm sorry, I not want make you cry,
But I must to go.
I will find my way,
And you'll too,
The love between us never will end up
and for this we need to let him go!
Go to be what his is better,
Free and Wild,
Authentic and trully.


22 setembro 2016

Tabumoral

A paixão é vermelha
A razão, azul.
O coração pulsa
a emoção que
encontra o tabu.

O tabu é moral,
moralístico,
que aponta o dedo
e não olha para o
próprio cu,
o que faz dele
um tabu.

Tabu, tabuada.
Tabuleiro, não
tem mais nada.
As torres ruíram,
a rainha é bloqueada
pelos bispos,
e o rei não é rei,
e os peões já caíram.

O fim do jogo
está próximo.
GameOver nunca acontece.
é um Reset.
O Start é só o início
de uma longa
caminhada.

21 setembro 2016

Ingratidão na caridade

Véia surda
Numa quarta-feira de manhã chega uma senhora no portão de minha casa, muito mal vestida e com um aspecto que causava lamento de sua condição humana. Usava uma jaqueta velha e uma mochila também velha, era uma mochila infantil, pequena. Tudo nela parecia tão velha quanto ela!
Com uma plancheta, uma folha e uma caneta nas mãos ela abre um sorriso horripilante, o qual tive que retribuir pela educação que recebi (talvez tenham me ensinado a ser hipócrita). Olhei naqueles olhos cansados e perguntei a razão de sua visita. Ela me estendeu a folha que falava sobre doação para uma instituição que ajudava os surdos e os mudos, talvez para mais alguns tipos de pessoas que possuem algum outro tipo de carência. Só vi que os tipos de doações que poderiam ser feitos era de 3, 5, 10, 15, 30, 50 reais. Não sei se era realmente esses os valores, mas sei que o mínimo era de 3 reais. Peguei os 2 reais que eu tinha de troco e não encontrei nenhuma moeda. Me senti mobilizado pela oportunidade de se fazer uma boa ação com uma doação, assinando meu nome no papel, a data em que eu estava realizando a doação e o valor doado. Ao entregar o dinheiro junto da folha, caneta e prancheta ela pega a folha e o dinheiro e aponta para onde está escrito o valor de doação mínima. Eu disse a ela que entendia e que aquela era minha doação. Ela falou com uma voz fanhosa, como se tivesse uma bola de tênis na boca "tã inscrito, vê?" e eu fiquei olhando ela com uma cara bem cético. Disse então que se não atendia a doação, que me devolvesse o dinheiro! Ela enfiou o dinheiro no bolso da jaqueta, falou algo que deu para entender como "chefe" e aguardou eu dar o um real faltante para completar os 3 pilas. Eu olhei incrédulo e fiz um sinal de "fazer o quê!". Pelo pouco que sei de libras ela fez um sinal me dizendo que eu era bonito e mais alguma coisa que não sei o que era, virou as costas e se foi.

Então fiquei pensando: Será que existe a possibilidade dessas instituições sem fins lucrativos obrigar os coitados que tem deficiência auditiva a pedir dinheiro nas casas?
Será que aquela senhora estava se fingindo de surda para conseguir dinheiro? Pois eu estava sendo, eu acho, o décimo doador, sendo que os anteriores a mim doaram 3 reais cada um deles. Só nesse período da manhã ela deve ter conseguido uns 29 pilas comigo! Será que é uma farsa?
Será que ela achou que eu tava tirando com a cara dela? Pois eu achei que ela estava tirando com a minha!

15 setembro 2016

RESENHA: A Vitória da Infância

A Vitória da Infância - Capa

A Vitória da Infância é um livro composto por uma coleção de crônicas já escritas pelo autor, sendo esta seleção feita com relação as crianças, a infância. Através dessa seleção Sabino mostra várias facetas da infância, mostrando desde momentos muito agradáveis e divertidos até momentos traumáticos e revoltantes. Não fecha os olhos para o que efetivamente acontece na realidade da infância das crianças brasileiras, mostrando que independentemente da classe social que a criança está inserida, existe uma inocência comum em todas elas, talvez a inocência que em alguma passagem bíblica, dita pelo próprio Jesus, que todos os homens devem descobrir em si mesmos para encontrar o reino dos céus, como pode ser lido em Mateus 19 (na verdade ele fala sobre a criança interior, não a inocência infantil, a qual passo a tratar como uma dependente da outra).
As crônicas dão em média de 2 a 3 laudas, sendo uma leitura rápida e divertida! São 29 crônicas no total, sendo difícil escolher a melhor, pois cada crônica contem valores diferentes, algumas com humor e outras com ironia. Em função de querer falar do livro e sobre o que eu achei irei escolher 3 crônicas.

07 setembro 2016

Direto e claro: Introdução

2013 - Setembro
Já há muito tempo em que venho pensando sobre as coisas que gostaria de dizer a certas pessoas. Para algumas delas são coisas que só diz respeito a elas. Para outras é o que eu diria a todo mundo. Sempre começo a escrever com a intenção de dizer algo que se dissipa em muitas memórias e emoções que se misturam e não fazem o menor sentido. Muitos dos meus posts parecem uma salada de assuntos, de ideias e de um monte de coisas. Começa falando de A e termina falando de B. Por quê?