07 setembro 2016

Direto e claro: Introdução

2013 - Setembro
Já há muito tempo em que venho pensando sobre as coisas que gostaria de dizer a certas pessoas. Para algumas delas são coisas que só diz respeito a elas. Para outras é o que eu diria a todo mundo. Sempre começo a escrever com a intenção de dizer algo que se dissipa em muitas memórias e emoções que se misturam e não fazem o menor sentido. Muitos dos meus posts parecem uma salada de assuntos, de ideias e de um monte de coisas. Começa falando de A e termina falando de B. Por quê?

Já fui lembrado que aqui é um diário, um diário online, público. O riso contido naquele amigo que me lembrou desse fato me fez pensar sobre isso. Me senti um daqueles adolescentes de 15 anos que procura chamar atenção através de uma página pessoal. Me senti envergonhado, diluído nos comentários, nas expressões não verbalizadas. Depois de outro gole de cerveja o assunto passa a ser outro e o foco também. A vergonha vai embora, mas a lembrança permanece para agora ser representada em palavras. Me lembrarei disso de outra forma.

Eu estava escrevendo a você, meu querido amigo, sobre esse momento que tivemos em que você me lembrou sobre isso. Digitei um parágrafo e me dei conta que o propósito desse post é outro. É aquela coisa das memórias e emoções fazerem um mix e passarem a dizer algo fora do contexto inicial. Pergunte-se então Qual o propósito desse post em específico? Eu respondo que neste post, como o título aponta, tem o objetivo de esclarecer de forma direta tópicos sobre a constituição de meu ser. Sim, separei em tópicos os principais acontecimentos em minha vida sobre cada acontecimento que teve um grande impacto na minha formação humana.
Isso é uma fração do que gostaria de esclarecer. Talvez você pense que esse "esclarecimento" não é necessário, é algo que possa ser calado, reprimido. Lhe digo que isso já ocorreu amigo. E se fosse tão irrelevante provavelmente você não teria lido até aqui, principalmente a julgar pelo modo que escrevo. A única característica que percebo naquilo que escrevo é a grande quantidade de palavras usadas para expor fragmentos daquilo que eu penso. Escrever para mim vem se tornado um tipo alternativo de terapia, em todos os sentidos. Se você continua a ler isso é porque deve ter se identificado com algo, algo que inicialmente talvez você não saiba, mas que lhe permitiu chegar até aqui. Ok, vou concluir ... não sei como, pois falar desses 10 tópicos já resumidos são em si complicados demais. Acho que o desafio vale a pena, pois se acredito ter uma boa capacidade de análise do mundo, daquilo que está ao meu redor, devo acreditar também que esta capacidade de análise é tão boa para analisar a mim mesmo. Para que sua mente viaje no conteúdo das palavras aqui escritas preciso que você siga o que irei lhe propor a seguir.

Através das palavras te proponho a imaginar minha voz lhe dizendo em um tom moderado tudo aquilo que publico. Imagine que você está em um ambiente muito escuro, frio e silencioso. Você não é capaz de enxergar meio metro a sua frente, capaz apenas de ouvir a própria respiração e os movimentos. A única coisa que é capaz de lhe guiar é a minha voz que ressoa nas palavras lidas e faz que dentro desse ambiente, frio e escuro, seja iluminado e vivenciado as experiências de acordo com o conteúdo contido nas palavras lidas e criadas por sua imaginação. Não tenha dúvida que enquanto você lê o que escrevo eu estou do seu lado lhe dizendo exatamente da mesma forma como você lê.

Agora você pode dar um suspiro e segurá-lo por alguns instantes.

Vai em frente, eu vou fazer junto com você.

 Respire e Expire (Breath in and Breathe out) - 31 de Março de 2019.

Seguindo a proposta você terá a possibilidade de se aproximar mais de mim, mesmo que eu não saiba. Isso provavelmente fará você descobrir coisas sobre você mesmo, coisas que nunca pude lhe dizer pessoalmente, pois não coube naquele momento. O interessante é que aqui o momento sou eu quem o crio e o convido a participar. Aceitar o convite é apenas uma escolha, viver a experiência é inevitável.

Isto tudo é só introdução, pois deverei falar sobre cada coisa em seu devido lugar, no seu devido tempo.

Atualizado em 31 de Março de 2019.

Já se passou algum temp desde que publiquei esse post.
Está no momento de terminar de escrever o que compõem a ideia Direto e Claro.

A ideia do Direto e Claro é falar de forma direta e clara sobre um determinado episódio em minha vida que teve muita relevãncia em minha formação humana, buscando dar clareza para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre mim, mas principalmente para eu ter clareza, consequentemente tendo maior liberdade e conhecimento sobre quem sou. Ainda haverei de escrever sobre os tópicos que se seguem

  • Tunas do Paraná
  • Experiências profissionais
  • Sexualidade
  • Sonhos
  • Experiências proibidas
  • Paternidade
  • Casamento e família
Em breve irei escrever sobre Tunas do Paraná, cidade a qual tiver oportunidade de conhecer muitas pessoas incríveis, viver parte da minha infância e adolescência, ter os primeiros contatos profissionais, os primeiros relacionamentos amorosos e experiências sexuais, um contato mais próximo com meu pai e meu primo e viver muitos momentos agradáveis e outros de tensão.

Em breve terá mais conteúdo e muita novidade aqui (...)

3 comentários:

Enforque-se na corda da liberdade (Antônio Abujamra)