09 abril 2017

Perfeição

Há tanto tenho pensando sobre o que é perfeito. Quando pergunto às pessoas a maioria me responde:
- A única coisa no mundo que é perfeito é Deus!


Eu discordo dessa afirmação.

Discordo dessa afirmação pela razão do que eu concebo como perfeito. Para mim perfeição é algo que não há o que acrescentar e nem subtrair, é único em si mesmo e é eterno.

A partir disso passei a buscar em minha vida, no meu cotidiano, coisas em que eu pudesse dizer que é perfeito. Observei minha rotina, meu dia-a-dia, as pessoas com quem eu convivo. Escutei o canto dos pássaros, os ladrados dos cães, o barulho dos carros. Senti a brisa gelada tocar meu rosto, o vento balançar meus cabelos, o gosto amargo e doce do café. Percebi minhas emoções, refleti sobre meus sentimentos, me perdi em pensamentos. Trabalhei a manhã toda, parei para saborear o almoço, retornei ao trabalho e só sai de noite. Senti a água morna percorrer meu corpo e levar dele todo o cansaço que surgiu com tanto esforço. Pude valorizar o descanso e refletir sobre todo o meu dia. Em algumas ocasiões agradeci a Deus, em outras eu simplesmente cai dentro de sonhos que muitas vezes me fizeram pensar que estava vivendo outra vida.

Observei todo o meu dia, refleti a partir de meus sentidos e não fui capaz de encontrar "algo" que fosse perfeito, que fosse eterno.

Mas isso mudou neste final de semana.

Faz pouco menos de 5 meses que voltei a ser solteiro e o tempo que posso passar com minha filha se tornou bem limitado, resumindo-se em algumas poucas horas. Isso mostrou-me a importância de cada minuto com quem gostamos de estar juntos.

Neste final de semana nós brincamos com tinta guache, fizemos pinturas. Assistimos um pouco de desenho e depois fomos ao parque. Brincamos juntos em meio a tantas outras crianças, observamos os peixes que se exibiam ao comer biscoitos, a "tartauga" com sua morosidade e delicadeza de réptil e terminamos o fim da tarde deitados na rede, com a princesa dormindo no peito do "rei".

Então eu entendi o que é perfeição e passei a discordar da afirmação que Só Deus é perfeito, pois eu não acrescentaria nada e também não subtrairia nada do momento que tive neste sábado. Se tornou eterno no tempo, nas lembranças que se guardam na mente e quando invocadas aceleram o coração.

Entendi o que é perfeição

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Enforque-se na corda da liberdade (Antônio Abujamra)