"Ninguém pode obter nada sem fazer um sacrifício.
Para obter algo, você precisa apresentar algo de valor equivalente.
Esse é o princípio da troca exata existente na alquimia."
Frase de entrada dos episódios de Full Metal Alchemist antes da criação da Pedra Filosofal.
Full Metal Alchemist é uma série de mangá que tem como protagonistas os irmãos Elric que são apaixonados por Alquimia. Edward e Alphonse Elric perdem a mãe deles muito cedo e recorrem a Alquimia para tentar ressuscitá-la. Devido a inexperiência e também a determinadas Leis da Alquimia os irmãos Elric falham na tentativa de trazer a mãe à vida e pagam um preço alto pela imprudência. Alphonse é levado de corpo e alma para uma dimensão desconhecida. Em situação de desespero Edward faz uma transmutação de alma para trazer Alphonse, alocando-o em uma armadura, custando-lhe um braço e uma perna para cumprir o Princípio da Conservação da Alquimia. Interessante frisar aqui que há uma expressão idiomática em inglês que diz:
"THAT CAR COSTS AN ARM AND A LEG"
(Aquele carro custa um braço e uma perna)
A palavra alquimia está sendo usada aqui com a inicial em maiúscula para destacar a importância desse termo no anime do início ao fim, sendo que tudo no anime de alguma forma estará relacionado a esta arte.
Este anime é constituído de 51 episódios, sendo a jornada de Ed e Al encontrar a Pedra Filosofal para recuperar seus corpos. Esta resenha tem como objetivo falar sobre as reflexões que os personagens levam-nos a fazer ao desenrolar da trama. Como toda resenha conterá spoilers, porém tomarei o cuidado de me focar nas reflexões que passam nos episódios, não propriamente nos episódios.
No começo da série Ed e Al são crianças bem sorridentes e despreocupadas, tendo o amor necessário de sua mãe, Trisha. O pai dos irmãos foi embora misteriosamente, deixando a tarefa de criar os filhos para a mãe. Enquanto a família aguarda a volta do pai para casa, os irmãos descobrem que sua mãe tem uma doença rara e que está em estágio avançado, levando-a em óbito no mesmo episódio em que é descoberta a doença. Alphonse e Edward se tornam aprendizes de uma alquimista para aprimorar suas habilidades para trazer a mãe deles de volta. Eles estudam o material do pai deles para tal ação. A tentativa custa o corpo e alma de Al, sendo necessário Edward utilizar um braço e uma perna para trazer Al de volta em uma armadura. No começo dos episódios isso não fica bem claro os sacrifícios de Ed para trazer Al, parecendo que a tentativa de ressuscitar a mãe custou o corpo de Al e o braço e a perna de Ed.
O que é interessante no desenrolar dessa trama é a Lei da Troca Equivalente (que é citada ao longo do anime) que trata sobre a ideia de qualquer coisa que desejamos adquirir devemos estar dispostos a dar algo em troca, algo de igual valor. Você consegue perceber isso com sua realidade?
Para se obter o salário é necessário dispor de tempo e energia durante um determinado tempo para conseguir o salário. Para fazer um bolo é necessário misturar ingredientes na medida correta, colocar para assar durante um determinado tempo e cuidar para que não queime. O nível de cuidado e de conhecimento determinará a qualidade do produto e consequentemente estas variáveis serão os fatores da Troca Equivalente.
Porém, quando uma criança nasce natimorta, qual é a equivalência dessa troca? Qual é o equilíbrio, a justiça, a troca equivalente para pessoas que mal chegam ao mundo e logo já partem? Qual a equivalência para aquela pessoa que estuda a vida inteira para adquirir fortuna e morre sem realizar seus sonhos? Ou daquele que nunca buscou fortuna e tem mais dinheiro que poderia gastar? O que uma coisa tem a ver com a outra? Este valor, a troca equivalente, será questionado ao longo do anime.
Valores a respeito da vida, do amor entre irmãos, do desejo de poder, da busca pela transformação da realidade, da tentativa de apagar os pecados ... cada episódio mostra princípios morais sendo colocados em cheque diante das situações que os personagens enfrentam. Assassinato, violência, vingança, inveja, entre outras caricaturas obscuras do ser humano são evidenciados nos episódios.
Interessante que os principais violões são os homúnculos, o que segundo a Alquimia é uma espécie de humano criado artificialmente (clone?) que tinha algumas características marcantes que os caracterizam como homúnculos. Em resumo são humanos criados por meio da Alquimia. No Full Metal Alchemist eles são caracterizados conforme o nome que receberam, este nome é atribuído de acordo com o pecado que o seu criador (o alquimista) cometeu no momento em que tentava criá-lo. Ao desenrolar do anime você perceberá que os pecados são atribuídos com tentativas de trazer alguém do reino dos mortos para o mundo dos vivos.
Enfim, esta resenha já está longa e teria que escrever alguns posts para falar do anime todo, mas não vou. Irei permitir que você tenha acesso ao mesmo conteúdo que eu tive, e então você descobre se é bom ou não. Se gostar da resenha e tiver vontade de assistir o anime, vai no final desse post e clica no link, mas por favor, comente ali em baixo o que você achou, se gostou, se não gostou, porquê gostou, porquê não gostou, enfim ... Show your beautiful face in this place :D
Eu aproveito esse espaço para agradecer meu brother, parceiro do peito e das peitas (UHSHUASUH), que me apresentou este maravilhoso anime, Patrick! Ainda escreverei algo sobre nós! Se estiver no Face, marcarei você na publicação, se não, ainda sim fica aqui minha gratidão!
Aqui está a entrada dos episódios iniciais do Anime, a música é bem divertida, dá vontade de aprender japonês só para poder cantá-la com perfeição HAHAHA
DOWNLOAD DO TORRENT
TECNO TORRENT: Full Metal Alchemist
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enforque-se na corda da liberdade (Antônio Abujamra)