08 março 2016

Descarte do lixo, transformação da mente

Quanto lixo se adquire! O pior é que se trata de lixo de tudo que é tipo. Lixo material e lixo imaterial. Aqueles livros e revistas que você não leu e que nunca irá ler. Aquelas vestimentas das quais tem vergonha de usar por estar tão desbotada ou por realmente achar muito feio em você. Aquela coleção de tampinhas que juntou quando criança e só vem à tona quando está procurando se desfazer de algo, mas não se desfaz porque diz que se desfazer daquilo é como se desfazer de si mesmo. Ou seja, a tampinha que era só tampinha passa a ser extensão de seu próprio corpo e mente! Aqueles relacionamentos que padeceram em sua lista de contatos e que você as mantêm porque de alguma ou de outra forma os conhece e usa o argumento de "um dia eu vou precisar". Aqueles pensamentos que fazem lembrar de momentos e cria ganchos com a realidade lhe suscitando os "se". Se eu tivesse feito isso, se não fosse de tal maneira, se eu tivesse dito, Seria diferente se ... Talvez possa surgir os "deverias" de tal modo que Eu deveria ter estudado mais, Eu deveria ter ouvido meus pais, Eu deveria ter ficado naquele emprego, Eu deveria ter me divertido mais. Tipo a merda daquela música que os Titãs cantam, Epitáfio, e só digo que é merda por ficar trazendo lamentações. Também pode ficar pensando: Como será que está a casa que morei há 20 anos atrás? Como será que o fulaninho está de vida? O que será que aconteceu com aquele colégio que eu estudava?

De qualquer modo, não seria tudo isso lixo?

Digo lixo, pois lixo é algo que você coloca em um lugar para não mexer mais e em pouco tempo se desfazer.
É interessante que hoje em dia temos a classificação de lixo que não é lixo, mas não se esqueça que isso é para o outro! Só não é lixo na mão de quem sabe o que fará com aquilo. Ou seja, processo de transformação do material para algo que se tenha utilidade. Logo, enquanto não há uso, é lixo.

Então a definição de lixo pode ser dada como tudo e qualquer coisa ou não-coisa que não lhe tenha serventia alguma, que apenas ocupa espaço, que está ali só para ser entulho, para que você possa tropeçar enquanto caminha, para que possa poluir o ambiente, para que possa trazer ratos, aranhas, baratas, cobras e tudo que é praga que só irá lhe incomodar e futuramente fazer você dispender de mais recursos para corrigir o problema.

É muito mais fácil evitar/previnir um problema que resolvê-lo.
(Sei lá onde li isso, então carecerá de citação)

Justamente por isso, não faz sentido guardar coisas e não-coisas que você não consiga ver uma finalidade prática para aquilo. E isso não é demasiadamente desumano, sem sentimentos. Na verdade é ao contrário de desumano, pois fazendo isto estará fazendo bem a si mesmo e consequentemente a outrem também. Veja, você poderá dizer "Oh, mas então não há razão para se tirar fotos?" e te pedirei para deixar de ser um animal. Finalidade prática significa que aquilo irá lhe causar algum efeito. Se uma foto lhe suscita bons sentimentos através da recordação, porque não tê-las contigo? O objeto teve uma finalidade prática para quem o fez uso que foi recordar-se, sentir a nostalgia. Vale lembrar que para os estoicos isto é um mal, mas aí cabe a individualidade de cada um e do seu processo evolutivo para optar por aquilo que lhe faz bem ou lhe faz mal.

A ideia de se desfazer daquilo que não faz uso e só lhe serve como obstáculo para obtenção de boas novas é a transformação de si. Como algo pode ser melhor sendo o mesmo? Como podemos querer novidades se nós não somos novos? Como podemos querer coisas grandiosas se já não há espaço em sua vida para adquirir nem mesmo coisas pequenas? Como pode transformar o mundo se não se transforma? Como poderá ver um mundo mais honesto se continua sendo desonesto?

As relações que temos com o outro, por consequência com o mundo, é uma relação bilateral refletida por espelho. Logo, tudo aquilo que desejamos ter devemos primeiramente dar para receber. Se quer amor, dê amor. Se quer carinho, dê carinho. Se quer um amigo, seja amigo. Se quer alegria, emane alegria.
A relação é sempre de troca, e o que está sobrando em sua casa e em você é bom compartilhar para que tenha mais a oferecer.


"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!"
Até Quando - Gabriel O Pensador